top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorcomidavegana

O que é um vegano? E o que comem?

Atualizado: 4 de out. de 2019

"Depois de uma larga pesquisa, compreendi que animais não precisam servirem de comida."


Vegano (ou vegan - em inglês) não é um conceito tão antigo, porém nos últimos anos com a declaração de várias celebridades (artistas mais propriamente dito) afirmando fazer parte desse estilo de vida, ficou mais conhecido o termo.

Foi criado em 1944 por um pequeno grupo de vegetarianos que se separaram da Sociedade Vegetariana de Leicester para formar a sociedade Vegana.


Essas pessoas optaram por não consumir laticínios, ovos ou quaisquer outros produtos de origem animal, além de não comer carne como os vegetarianos.


Portanto, eles sentiram a necessidade de formar uma sociedade que melhor representasse seus pontos de vista.


Em 1979, a Vegan Society tornou-se uma instituição de caridade registrada e atualizou essa definição.


O veganismo é atualmente definido como um modo de vida que tenta excluir todas as formas de exploração e crueldade animal, seja para alimentos, vestimentas ou qualquer outra finalidade.


Veganos éticos também se opõem ao estresse psicológico e físico que os animais podem sofrer como resultado de práticas agrícolas modernas.


Por exemplo, os veganos éticos deploram as pequenas jaulas e gaiolas nas quais muitos animais vivem e muitas vezes raramente partem entre o nascimento e o abate.




Para saúde


Alguns escolhem o veganismo por seus efeitos potenciais sobre a saúde.


Por exemplo, a saúde do coração, diabetes tipo 2, câncer, controle do açúcar no sangue, colesterol. E existem relatos que uma alimentação à base de plantas pode reduzir o risco da doença de Alzheimer


Efeitos colaterais ligados aos antibióticos e hormônios usados na pecuária, também são um bom motivo para veganos escolherem uma vida baseada apenas em vegetais. E claro que esses vegetais devem ser orgânicos.


Estudos mostram que dietas veganas podem levar a uma redução de peso corporal e do índice massa corporal (IMC). E algumas pessoas podem escolher essa dieta por essa razão.


Para o meio ambiente


O impacto ambiental também é afetado pela agropecuária, causando maiores emissões de gases e aumentando o efeito estufa.


Um relatório das Nações Unidas de 2010, afirma que a agricultura animal contribui para o aumento de 65% da quantidade total de emissões de óxido nitroso. Também compreende 35% a 40% das emissões globais de metano e 9% das emissões globais de dióxido de carbono.


Esses gases são os principais responsáveis pelo efeito estufa e poluição do ar e mudanças climáticas.

Além disso, são necessários 43 vezes mais água para produzir carne bovina em correspondência com a mesma quantidade de cereal.


Tipos de veganos


Existem vários. Para citar alguns, podemos dizer:


*Veganos dietéticos: São aqueles que escolhem evitar os alimentos de origem animal mas continuam consumindo derivados animais em roupas, calçados, cosméticos, etc.


*Junk food: São aqueles dependentes de comida pronta, fazendo uso de congelados e processados como: carne vegana, sobremesas, sorvetes veganos, biscoitos veganos, batatas congeladas, doces veganos, etc.


*Veganos consumidores de alimentos crus: Frutas como abacate, coco, nozes, sementes.


Veganos também evitam produtos que tenham origem animal, mesmo não sendo diretamente a carne, e isso inclui albumina, caseína, gelatina, ácido láctico, pepsina, vitamina D3, goma laca, soro de leite, mel.


Até mesmo o uso de produtos como pincel de pêlo natural e outro produtos que tenham origem animal, são evitados pelo vegano.


O que veganos escolhem para comer


Quando uma pessoa decide pela vida vegana, muitas vezes, por falta de conhecimento, começa a consumir muitos carboidratos, principalmente de farinha branca.


Mas a vida não se resume em pizza e tofu. É possível se adaptar pratos comuns e criar receitas muito apetitosa.


O feijão é um grão muito especial, além de muito nutritivo, com ele pode ser criadas receitas veganas bem variadas, como por exemplo o hambúrguer de feijão, que é bem saboroso.


Outros grãos que entram na culinária vegana são as lentilhas, grão de bico, ervilha, soja. Com eles, é possível criar massas e dar "liga".


Oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, são ótimas para criar crocância e são muito nutritivas, causam uma sensação de saciedade com poucas unidades, o que é bem adequado, já que são bem calóricas.


Na substituição do leite, entram as sementes de linhaça, chia, aveia, gergelim, e também as amêndoas. Todas podem ser usadas em receitas ou tomadas com frutas.


Para a substituição dos ovos, a linhaça é uma solução nutritiva. Quando deixada de molho em água por alaguns minutos, ela cria uma espécie de goma grossa e pode ser usada em várias receitas.


Para os veganos que não consomem mel, pode ser trocado por xarope de plantas ou melado de cana.




Resumo do que comer para melhorar a saúde:

*Proteína: tofu, tempeh e seitan, aveia feijão, lentilha, amaranto, quinoa, ervilha, grão de bico, (faça uso dos brotos que é ainda melhor a absorção).


*Oleaginosas: Fontes de ferro, fibras, magnésio, zinco e vit. E


*ômega 3 e ácidos graxos: Linhaça, chia.


*Cálcio: Leite de gergelim, folhas verde escuro.


*Algas: Spirulina e chorella devem ser consumidas com administração de um nutricionista.


*Fermentados e probióticos: Pão de Ezequiel, missô (ou miso), natto, chucrute, kimchi, kombucha (probiótico)


Quando consumir grãos, dê sempre preferência aos integrais, e frutas e verduras orgânicos.





43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page